JellyPages.com

,

,

O ASTRO

O ASTRO

.

.

APOLINÁRIA, A BORBOLETA AMANTE

APOLINÁRIA, A BORBOLETA AMANTE

Não, não vou sair daqui...

Não, não vou sair daqui...

0

0

.

.

.

.

sábado, 13 de agosto de 2011


AS BOAS COM O PAPAI NOEL

CAPÍTULO I – CURIOSIDADES DAS FADAS

Fada Azul, vamos cantar? Acabo de lembrar uma música bem legal:
“Como é que Papai Noel, não se esquece de ninguém
Seja rico, ou seja, pobre o velhinho sempre vem”...
Por acaso, Fada do Amor, você sabe que o Mago ganhou de natal?

Que nada, Fada Azul! O Mago Teófilo fica enfurnado no seu castelo...
Não entendo mesmo que tanta coisa ele tem no castelo pra fazer!
Hoje é natal e, simplesmente por ser natal, já é um dia belo;
é dia de compartilhamos os presentes natalinos, não consigo entender

o porquê que o Mago Teófilo não está aqui conosco exibindo o seu presente.
Até onde sei o Mago Teófilo não é egoísta ou estou enganada?será que ele é?!
Vamos até a casa do Mago. Ele estando no seu castelo, claro, receberá a gente,

chegando lá vamos descobrir que presente o Papai Noel para ele deixou.
Certo, Fada Azul! “Se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé”,
estou bastante curiosa para saber o que o Mago dos deuses mitológico ganhou.

CAPÍTULO II – SEM PRESENTE DE NATAL

Estamos incomodando, Mago? Então por que você está com a cara triste?
Hoje é natal, não combina com tristeza. Mostra-nos o que Papai Noel lhe deu!
Fadinhas, entendam, o meu presente natalino este ano não existe
porque os pedidos de natal que fiz ao Papai Noel, nenhum deles ele me atendeu.

Espere um pouquinho! Acho que não estou fazendo uma confusão danada!
Repita tudo de novo, Mago Teófilo, pois creio que eu não ouvi bem!
Fada do Amor, vou apenas confirmar: o Bom Velhinho não me deu nada,
portanto neste natal, em termos de presentes, fiquei sem.

Misericórdia! Isso jamais aconteceu desde que o mundo é mundo!
Mago, dê-me um tempo para recuperar porque sua notícia me deixou transtornada.
Já - já me recupero, Mago Teófilo, aguarde pelo menos um segundo.

Mago, por acaso você não deu ao Papai Noel o endereço errado?
será que você não fez o pedido e acha que fez? Fada do Amor, não se faça de rogada!
Fiz tudo direitinho! Vou chocá-la ainda mais: Papai Noel agiu de caso pensado.

CAPÍTULO III – CASTIGO DO PAPAI NOEL

Pare o mundo que eu quero descer! Nunca ouvi coisa tão absurda,
se o Papai Noel fosse rancoroso e vingativo não seria conhecido como o bom velhinho.
Se você disser mais uma dessas asneiras, vou tapar os ouvidos, pois prefiro ser surda,
além de não ficar mais aqui. Vou embora, vou por o pé no caminho.

Fada do Amor, já que você não quer ouvir a verdade não há porque me insistir nela.
Se tivesse ganhado presente de natal lhe mostraria com máximo prazer.
Por que razão levantaria tal infâmia sabendo que se mentira fosse trar-me-ia a sequela
de ser odiado e enxovalhado por todos em qualquer lugar que eu vá ou aparecer.

Há quinze dias recebi o duende-mor que veio em nome do Papai Noel.
Ao me encontrar, tal entidade mostrou-me um poema escrito num papel
e perguntou-me quem seria responsável por isso. O texto chama FOFOCA NATALINA,

assinado pelo FILHO DA POETISA ,aqui no Portal era o GRILO FALANTE e agora sou EU;
no mundo real ele é PAULO FRAGOSO, professor de música e de Português, entendeu?
Mostrar-lhe-ei tal poesia e assim você poderá julgar se mereço ou não tal sina...

CAPÍTULO IV – FOFOCA NATALINA

O que você vai me contar que eu não sei?
Contaram-me jurando que Papai Noel é gay
e que no natal sai frajola rodeado de veadinho!
Que isto cara,não fale assim do Bom Velhinho!

Para lhe dizer a verdade bem que eu suspeitei:
aquela roupa dele, vermelho bem cheguei,
vive sem mulher , filhos, parecendo sozinho
e igual Branca de Neve é rodeado de anãozinho.

Nossa cara, como a sua língua é muito perigosa!
Como pode falar assim de uma pessoa tão bondosa!
Tudo que você falou, cara, foi uma tremenda asneira!

Na verdade sou eu que contarei para você um segredo!
O Papai Noel não tem filhos não por ter uma companheira
e sim porque o saco que o Bom Velhinho tem é de brinquedo.


CAPÍTULO V – DEFENDENDO PAPAI NOEL

Francamente, Mago, já li textos melhores seu. Não vi nada de engraçado.
Dizer que o Papai Noel não pode ter filhos por ter um saco de brinquedo,
insinuar que ele é homossexual por andar de veadinhos rodeados,
que na verdade são renas, falar da roupa vermelha que a mamãe Noel fez no dedo...

FOFOCA NATALINA... fofoca é algo destrutivo, espalhar algo de alguém falando mal.
A maldade da fofoca se não estiver explícita no texto, está na intenção.
Você, Mago, denegriu a imagem do Papai Noel e ainda quer presente de natal?!
Você é uma pessoa super inteligente... Cadê sua inteligência? Existe mais não?

Põe a mão na consciência! Você expôs a todos o Papai Noel quanto à sexualidade.
Garanto que você jamais lhe questionou sobre isso, não é verdade?
E mesmo se fosse bicha, esta opção sexual cabe somente a ele, não lhe diz respeito.

A você cabe somente respeitá-lo pelo ser vivente que ele é, um ser criado por deus,
e não consoante a sua forma de pensar ou valores que são apenas seus.
É seu Mago, em relação ao Bom Velhinho, seu poema respira puro preconceito.

CAPÍTULO VI – AINDA NA DEFESA DO PAPAI NOEL

Se expressasse sua sexualidade de modo pejorativo você amaria essa pessoa?
Por acaso não ficaria chateado com a invasão de sua privacidade?
Duvido que você estivesse feliz com essa exposição toda e ficaria numa boa.
Papai Noel é homem! Qualquer atitude contrária a do Noel e pura falsidade.

Com tanto assunto lírico ou sério para abordar, é só pensar um pouco mais e escolher
foi escolher logo a de esculhambar o Papai Noel, mesmo sendo ele um ser bondoso.
Por que você não fala da felicidade das pessoas em dar presente e também receber?
Ou da fartura da mesa de natal e de um cantinho da mesma com cada prato delicioso?

Por que você não falou do espírito natalino que é a demonstração de irmandade
Ou falou das musicas natalinas ou da missa do galo pela sua tradicionalidade?
Por que não falou das luzes nas noites natalinas concorrendo com as estrelas?

Mas você quis logo zoar com o Papai Noel e achou que ia ficar por isso mesmo
atirou num papel várias palavras de forma muito irresponsável e a esmo
e agora vem me fazer acreditar que as punições não merecem recebê-las.

APÍTULO VII – EM DEFESA DO TEXTO

Fada Azul, você não vai me defender? Sou o seu querido afilhado!
A fada Amor está me colocando nessa estória como um grande vilão.
Não precisa que eu o defenda, uma vez que você mesmo será o advogado
de si mesmo. A Fada de Amor vai se arrepender de te-lo chamado à discussão.

Fada Amor, até agora só recebi acusação sua no que diz respeito à minha parte.
Será que você não imaginou na hipótese d’eu não estar cometendo heresia?
Todos hão de concordar comigo que a literatura é um dos tipos de arte.
Ela se divide em três grupos chamados de gêneros. Gênero lírico é da poesia.

A poesia recebe a classificação de acordo com a sua forma e/ou seu tema.
FOFOCA NATALINA pelo humor, quanto ao assunto, recebe o nome de poema-piada;
quanto à forma ele é um soneto, texto mais nobre no campo de poema.


Insisto: assim como a rosa é a rainha das flores, o soneto é o rei dos poemas.
Quem disse que FOFOCA NATALINA não é poesia é sinal que não entende nada
de literatura. Jamais imaginei que as minhas poesias causassem sérios problemas!

CAPÍTULO VIII – LITERATURA É FICÇÃO

Um ótimo ator empresta o seu corpo para dar vida a um personagem
Personagem não é em termos de procedimentos ou da ética, o ator na vida real.
Para o autor de um texto pode-se construir realmente a mesma imagem.
A não ser que o dito poeta resolve fazer um poema chamado de confessional.

A piada é um texto narrativo que trabalha com a Ideia central de contraste.
O que difere o Papai Noel dos outros? A roupa vermelha, as renas, o trenó...
FOFOCA NATALINA trabalhou com isto, portanto não devo ser considerado um traste.
Castigar alguém por escrever um texto literário é um ato desumano digno de dó.

FOFOCA NATALINA foi tirado de um livro de piadas que faz parte do domínio popular
Eu só tive mesmo o trabalho de coletá-los e transformá-los em versos simplesmente.
Está vendo, Fada do Amor! Com tanto álibi assim, não há como me condenar.

Parabéns, Mago Teófilo! Maravilhosa e rica foi a sua explanação,
O que não concordo é o afirmar que o Papai Noel comete injustiça como a gente.
Tive uma idéia. Por que não vamos à casa do Papai Noel para saber de sua versão?

CAPÍTULO IX – A CHEGADA DO PAPAI NOEL

Boa idéia, Fada Azul! E Você, Mago? Acho sim. Fadinhas,um barulho estão ouvindo?
Estamos sim! Está parecendo um ronco. Há alguém aqui que está num sono profundo.
Quem é o autor do ronco? Por que não está brincando feliz? Só descobrindo!
Fadas Azul e do Amor, descobriremos quem é o dorminhoco já-já, num segundo.

Pelos poderes de todos deuses que a mim, Mago Teófilo, foram confiados
exijo que apareça agora no tapete da minha sala imediatamente
o portador desses roncos que estão deixando meus ouvidos incomodados.
Garanto que o que eles viram, deixariam caídos os queixos de muita gente.

No tapete da sala do Mago aparecem dormindo Papai Noel (dono da ronquidão),
Rodolfo, a rena principal do Bom velhinho e um presente muito bem embrulhado.
Olha Fada Azul! Mago dos deuses! Que inusitada e maravilhosa situação!

Viu ali, Fada do Amor e Mago! Junto ao Papai Noel há um presente. De quem seria?
Fada Azul lê o endereço bem alto: Ao Mago Teófilo do Portal dos Sonhos e Magia.
Mago, o presente é para você, disse a Fada Azul. Teófilo ficou muito feliz então.

CAPÍTULO X – O VISITANTE PAPAI NOEL

Viu que bonitinho, Mago Teófilo! O Papai Noel não se esqueceu mesmo de você!
Isso faz concluir que eu estava certa e que a sua teoria sobre o Papai Noel está errada.
Mas por que o meu presente natalino não me fora entregue nesta noite de natal?
O que o Noel está fazendo até agora na minha propriedade e não me entregou nada?

Papai Noel, minhas sinceras e humildes desculpas por tê-lo do seu sono acordado.
Tenho algumas perguntas para lhe fazer! Pode me responder? Claro, pode perguntar.
Em que parte da minha casa o senhor estava dormindo?Ora, Mago, no seu telhado.
Como assim no telhado? Estou lá desde madrugada esperando você no sono pegar.

A tradição é que o Papai Noel entrega os presentes ás pessoas que estão dormindo,
como você se mantém aceso até agora, não pude lhe entregar o seu presente de natal.
Papai Noel, o duende que veio à minha casa a quinze dias do natal estava mentindo?

Não. Realmente o mandei naquele dia. Estava chateado e com raiva de você, verdade.
Depois que a minha raiva passou, reli o seu poema e fiquei rindo muito á toa.
Depois pensei comigo: como pode desperdiçar o talento escrevendo tal boçalidade!

CAPÍTULO XI – OS PRESENTES NATALINOS DO MAGO

Peço-lhe desculpas, Papai Noel, por ofendê-lo na escrita e pensamento com inverdade.
Em FOFOCA NATALINA a minha intenção era fazer um poema bem descontraído
onde eu fugiria daquilo que é a minha principal característica: a seriedade;
por isto busquei em livros de anedotas algo que eu considerasse muito divertido.

Aliás, Papai Noel, pegue este livro de piadas... Dou-lhe de presente, ele agora é seu.
Como o senhor está cansado, só entrega o presente a quem está dormindo, é tradição,
daqui a pouco estarei dormindo com a graça concedida pelo deus do sono Morfeu
assim o senhor poderá entregar o último presente, conforme é a sua obrigação.

Papai Noel, mal acabou de falar e o Mago Teófilo caiu no sono dos inocentes.
Já que ele está dormindo, o senhor poderia matara nossa infernal curiosidade?
Pode continuar, Fada do Amor! O que os magos gostam de ganhar como presentes?

De presente dei ao Mago Teófilo um livro de como usar inteligentemente a sabedoria,
Ele usou o manto negro na deusa Seckhmet, dou-lhe outro com a mesma capacidade.
Vamos embora. Quando acordar, tenho certeza, que abrirá os presentes com alegria.

O FILHO DA POETISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário